Costa confiante de que Montenegro pode aderir à UE já em 2028
- 18/11/2025
"Montenegro foi o [país] que progrediu mais e, se assim continuarem, com a mesma intensidade, estão no caminho para fechar as negociações em 2026, e acredito que Montenegro pode ser o 28.º [Estado-membro] em 2028", disse António Costa, enquanto intervinha no Fórum para o Alargamento da UE, em Bruxelas.
O presidente do Conselho Europeu, ex-primeiro-ministro de Portugal, advertiu que é necessário aproveitar o "ímpeto renovado" para alargar a União Europeia, ainda mais "face à crescente influência da Rússia e da China".
António Costa acrescentou que também se conjugaram os elementos necessários para levar a cabo o alargamento da União à Ucrânia, Moldova e países dos Balcãs Ocidentais: "Está a ser mais rápido do que foi nos últimos 15 anos".
"É crítico assegurar que os cidadãos compreendem e apoiam o processo, que vai acabar por reforçar a legitimidade e coesão da UE como um todo", comentou.
O presidente do Conselho Europeu argumentou que o "sucesso da União Europeia adveio da determinação política corajosa dos seus predecessores" e que hoje os decisores políticos da UE "têm de demonstrar a mesma visão e capacidade para decidir".
A União Europeia já teve 28 Estados-membros, mas o Reino Unido deixou de fazer parte do bloco político-económico europeu em 31 de janeiro de 2020, na sequência de um referendo realizado em 2016.
Leia Também: UE impõe limites à importação de ligas de ferro para proteger indústria






































