Google lança Gemini 3 que considera o seu modelo de IA "mais inteligente"
- 18/11/2025
"Estamos a apresentar o Gemini 3, o nosso modelo mais inteligente, que combina todas as capacidades do Gemini para que possa dar vida a qualquer ideia", afirma o CEO da Google e da Alphabet, numa publicação no blogue da tecnológica.
"É o mais avançado em termos de raciocínio, concebido para compreender a profundidade e as nuances, quer seja para perceber as pistas subtis de uma ideia criativa ou para separar as camadas sobrepostas de um problema difícil", prossegue Sundar Pichai, referindo que o Gemini 3 "também é muito melhor a descobrir o contexto e a intenção por detrás do seu pedido, para que receba o que precisa com menos comandos".
Em apenas dois anos "a IA evoluiu de uma simples leitura de texto e imagens para uma leitura do meio envolvente" e, a "partir de hoje, estamos a lançar o Gemini à escala da Google", adianta o CEO.
Isto inclui o Gemini no Modo de IA na Pesquisa: "Esta é a primeira vez que lançamos o Gemini na Pesquisa logo no primeiro dia", sublinha o CEO.
Também vai ser lançado hoje na aplicação Gemini para programadores no AI Studio e no Vertex AI, e na nova plataforma de programação de agentes, o Google Antigravity.
Sundar Pichai recorda que há quase dois anos a Google deu início à era Gemini, que considera ser um dos maiores esforços científicos e de produtos alguma vez realizados enquanto empresa.
"Desde então, tem sido incrível ver o quanto as pessoas adoram o Gemini. A Vista Geral de IA tem agora 2.000 milhões de utilizadores todos os meses", refere.
A aplicação Gemini "ultrapassa os 650 milhões de utilizadores por mês, mais de 70% dos nossos clientes 'cloud' usam a nossa IA, 13 milhões de programadores criaram com os nossos modelos generativos, e este é apenas um fragmento do impacto que estamos a observar", sublinha o CEO.
Por sua vez, Demis Hassabis, CEO da Google DeepMind, e Koray Kavukcuoglu, CTO [administrador com pelouro da tecnologia] da Google DeepMind e 'chief AI architect' da Google, em nome da equipa do Gemini, afirmam no blogue que este é o modelo "mais inteligente que ajuda a dar vida a qualquer ideia".
Entretanto, o Gemini 3 Pro "também traz um novo nível de profundidade e nuance a cada interação" e "as suas respostas são inteligentes, concisas e diretas, trocando o cliché e elogios exagerados por uma visão genuína --- dizendo-lhe o que precisa de ouvir, e não apenas o que quer ouvir", adiantam.
Leia Também: IA da Google vai aceder a informação pessoal para melhorar pesquisas profundas






































