Tomar magnésio em excesso poderá provocar estes 5 efeitos indesejados
- 18/11/2025
No mundo dos suplementos, o magnésio tornou-se numa das opções mais populares nos últimos anos. Sendo um mineral essencial para o normal funcionamento de determinadas funções corporais, há quem opte por doses extra para aumentar o seu potencial benéfico, grupo no qual se inclui a redução da pressão arterial, a melhoria da qualidade de sono, a luta contra a diabetes e a diminuição do risco de problemas cardíacos.
Contudo, tal como tudo o que se consome, há um limite que o corpo aguenta que, quando ultrapassado, leva a efeitos secundários.
Destacaremos de seguida cinco efeitos secundários do consumo de magnésio em excesso.
1. Diarreia e problemas de estômago
Se começou a ter problemas de estômago após mudar a dose de magnésio, isto poderá ser um sinal de que está demasiado alta.
Segundo a médica Leann Poston, alguns minerais são usados como laxantes devido aos seus efeitos no sistema gastrointestinal. "Os sais de magnésio atraem água para o intestino, causando fezes mais soltas e líquidas", revelou à Best Life.
Há ainda outros sintomas a registar. "Além da diarreia, as pessoas poderão sentir cólicas estomacais e náuseas se tomarem doses elevadas de magnésio", referiu a médica Patricia Pinto-Garcia.
2. Confusão
A sensação de confusão mental pode surgir por diversos motivos, sendo que o excesso de magnésio poderá ser um deles.
"Níveis muito elevados de magnésio perturbam o funcionamento normal dos nervos e dos músculos", notou Poston, notando que poderão levar a sintomas de cansaço extrema e confusão.
3. Pressão arterial baixa
Há quem procure suplementos de magnésio para ajudar a controlar a pressão arterial, no entanto, para Poston os efeitos "normalmente não são significativos e podem ser inconsistentes".
"O magnésio pode reduzir a pressão arterial ao agir como um bloqueador natural dos canais de cálcio", explicou. "Quando o magnésio compete com o cálcio pelos seus sítios de ligação no músculo liso pode fazer com que o músculo liso que reveste os vasos sanguíneos relaxe e se dilate. Isso diminui a resistência ao fluxo sanguíneo e a pressão arterial", nota.
4. Retenção urinária
O excesso de magnésio poderá levar a dificuldades para urinar ou defecar, alertou Poston.
"Quando os níveis de magnésio no sangue estão muito altos, isso pode interferir na contração da musculatura da bexiga. Isso dificulta o esvaziamento da bexiga, mesmo quando está muito cheia, causando desconforto", fez saber.
5. Intoxicação por magnésio
Em alguns casos, conforme destaca Pinto-Garcia, o excesso de magnésio poderá levar a um diagnóstico por intoxicação.
"Normalmente acontece quando se ingere mais de 5000 mg de magnésio", notou.
Para além dos efeitos secundários já referidos, elevadas doses poderão provocar igualmente obstrução intestinal, rubor e vómito. "Níveis muito altos de magnésio podem causar danos aos rins, fraqueza muscular, dificuldades respiratórias e paragens cardíacas", afirmou a médica, notando que os casos de morte são, contudo, raros.







































